Notícias

Independência de Bangladesh

Mais uma vez a Prefeitura Municipal de Curitiba, cidade sede do Consulado Honorário de Bangladesh no Brasil, homenageou a Data Nacional do Povo Bengali iluminando um de seus cartões postais, o parque do Jardim Botânico, com as cores da Bandeira Nacional.

O Verde e o Vermelho da Bandeira foram iluminados ao redor da Estufa do Jardim Botânico de modo que representasse da melhor forma possível a Bandeira de Bangladesh.

Em Curitiba, o Jardim Botânico é um dos pontos turísticos mais famosos da Cidade recebendo aproximadamente um milhão de visitantes a cada ano. 🇧🇩

Bangladesh é o País do Ano de 2024 pela The Economist

A renomada revista Britânica, The Economist, nomeou Bangladesh como sendo o "País do Ano em 2024".

"Bangladesh é importante, não podemos permitir que fracasse", disse o semanário internacionalmente famoso, acrescentando: "A boa notícia é que a economia é resiliente e a sociedade civil é robusta".

Todo mês de Dezembro, a The Economist nomeia um “País do Ano”, destacando a nação que demonstrou a melhoria mais notável no ano que passou. Neste ano de 2024, Bangladesh reivindicou o título, liderando uma lista que incluía Síria, Argentina, África do Sul e Polônia. 🇧🇩

53º Dia das Forças Armadas de Bangladesh

Nesse dia 21 de Novembro de 2024 acontece a celebração dos Cinquenta e três anos de criação das Forças Armadas de Bangladesh.

Para celebrar esta grandiosa data, a Embaixadora Sadia Fauizunnesa e o Comodoro Abu Sayed Md. Afzalul Haque, receberam autoridades Civis e Militares, além de Embaixadores de outras Nações amigas e demais convidados na Embaixada de Bangladesh em Brasília. 🇧🇩

Visita do Embaixador Brasileiro ao Governo Interino de Bangladesh

O Conselheiro Chefe do Governo Interino de Bangladesh, Professor Muhammad Yunus, recebeu em seu escritório em Tajgaon, o Embaixador Brasileiro Paulo Fernando Dias Feres, em uma visita de cortesia.

O Professor Yunus reforçou o desejo de estreitar os laços entre Bangladesh e o Brasil no intuito de aumentar a cooperação bilateral em diferentes áreas, incluindo o Comércio.

O Embaixador Feres relatou o interesse que o Brasil tem em exportar carne para Bangladesh sem prejuízo ao mercado local, sendo mais uma opção de fonte de proteína para o povo de Bangladesh. Também lembrou que existem possibilidades na área de Energia Verde, Educação, Defesa, Agricultura e a Ciência como potenciais áreas de cooperação.

Agradecendo a visita, o Conselheiro Chefe de Bangladesh encerrou a reunião com o Embaixador Brasileiro com a frase “Vamos trabalhar juntos para explorar mais oportunidades”. 🇧🇩

Distrito de Motijheel

Motijheel é um famoso bairro localizado no centro da Capital de Bangladesh, Dhaka. É o principal distrito comercial de Dhaka e também o maior centro comercial e financeiro do país.

Motijheel é um dos bairros mais populares de Dhaka e também possui uma das maiores concentrações de arranha-céus em Bangladesh.

Em sua visita à Bangladesh certamente Motijheel será um dos lugares à visitar pois o local possui alguns marcos icônicos da Cidade de Dhaka.

Um exemplo é a Praça Shapla que possui uma grande escultura que simboliza um Lírio D'água, a flor nacional de Bangladesh. É um local bastante movimentado com pessoas passeando ou aproveitando para admirar as obras de arte.

Outro lugar para visitar é a Estação Ferroviária de Kamalapur, a maior Estação Ferroviária de Bangladesh. Esta Estação conecta Dhaka a várias partes do país. Muitos viajantes começam suas viagens a partir deste local, tornando-o um importante ponto de conexão. 🇧🇩

Chanceler Brasilerio Visita Bangladesh

Nos dias 7 e 8 de Abril o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, o Embaixador Mauro Vieira esteve em Visita Oficial a Bangladesh.

Acompanhado pela Embaixadora de Bangladesh no Brasil a Exma. Sra. Sadia Faizunnesa o Ministro Mauro Vieira foi recebido em Bangladesh pelo Embaixador Masud Bin Momen, Secretário de Relações Exteriores de Bangladesh. Na agenda do Ministro Vieira ainda teve o encontro com o Dr. Hasan Mahmud, Honorável Ministro das Relações Exteriores de Bangladesh.

É um momento muito importante para a história das Relações entre o Brasil e Bangladesh pois o país está recebendo pela primeira vez um Chanceler brasileiro em seu território.

Dentre os principais temas tratados na visita, a ampliação das relações comerciais bilaterais entre o Brasil e Bangladesh esteve em alta. 🇧🇩

A recepção do Chanceler brasileiro pelo Secretário de Relações Exteriores de Bangladesh, Embaixador Masud Bin Momen

O Ministro Mauro Vieira acompanhado pela Embaixadora de Bangladesh no Brasil a Exma Sra. Sadia Faizunnesa no aeroporto de Dhaka

Dia da Independência de Bangladesh

Muitos foram os motivos que levaram o Paquistão Oriental a buscar sua independência do Paquistão Ocidental. A história nos conta que foi com muita luta e sacrifícios que este país alcançou sua almejada liberação, não obstante, três milhões de mártires pagaram um elevado preço para que no dia de hoje a República Popular de Bangladesh pudesse comemorar o seu 53º aniversário como nação livre.

Com a saída dos Ingleses da chamada Índia Britânica em 1947, duas nações tornaram-se soberanas, a Índia e o Paquistão, sendo que este último além do seu território principal possuía uma Asa Oriental, separada pelo território Indiano a 1.600 km de distância.

Este pequeno território chamado Paquistão Oriental começou a ser segregado não somente pela distância do seu governo principal, mas também por suas peculiaridades culturais e religiosas. Foram vinte e quatro anos de domínio paquistanês onde atitudes ditatoriais, levaram a uma crescente insatisfação da população Oriental até que culminasse numa grande guerra chamada de Guerra da Liberação em 1971.

Os principais motivos que levaram à guerra foram, a decisão do governo Paquistanês de tornar o Urdu a língua oficial do país em detrimento a língua Bengali, a discriminação étnica, a falta de autonomia regional, o total descaso do governo central após o Ciclone Bhola em 1970, dentre outras discrepâncias entre as duas Asas Oriental e Ocidental.

Mas o fato que realmente mudou a história foi a decisão do Presidente Yahya Khan de não reconhecer a liderança do Sheikh Mujibur Rahman na província Oriental. Após esmagadora vitória nas eleições gerais de 1970 a Liga Awami foi vencedora, mas não conseguiu assumir a liderança do Paquistão Oriental.

Então em 07 de Março de 1971, num pronunciamento para mais de um milhão de pessoas em Dhaka, o chamado Bangabandhu (Amigo dos Bengaleses) Sheikh Mujibur Rahman, anunciou ao seu povo o início de um movimento de não-cooperação com o Paquistão Oriental e decorrente defesa do território em prol da Independência de Bangladesh.

Em 25 de Março de 1971, o Presidente Khan iniciou uma operação para acabar com o movimento insurgente do Paquistão Oriental; então já nas primeiras horas do dia 26 de Março, pouco antes de ser preso por Conspiração contra o Estado, o Sheikh Mujib declarou a Independência de Bangladesh, levando o país a uma guerra pela sua liberação que terminaria nove meses depois, no dia 16 de Dezembro de 1971 - o chamado Dia da Vitória - à custa de milhões de vidas.

Hoje em Bangladesh, 26 de Março de 2024, comemoram-se os 53 anos da sua Independência e a glória de todos estes mártires que perderam suas vidas pelo ideal de liberdade do seu país. As comemorações incluem solenidades cívicas, paradas, concertos, orações e pronunciamentos políticos e patrióticos.

Após anos de domínio paquistanês, Bangladesh obteve sua independência, mas apenas três anos e meio depois, sofreu uma revolta por parte de militares insurgentes que tomaram o poder. O país vivenciou por mais alguns anos administrações desastrosas, repletas de corrupção, instabilidade política, lentas mudanças econômicas e falta de infraestrutura.

Nas últimas duas décadas, após a queda do regime militar, Bangladesh vem experimentando um crescimento sem precedentes, sua economia tem crescido em torno de 6% ao ano. As medidas econômicas do governo promoveram uma drástica queda nos níveis de pobreza e levaram o país em 2015 ao status de renda média-baixa do Banco Mundial. Mesmo sendo um país de apenas 53 anos, seu GDP se equipara ao da Finlândia e supera o de Portugal, Nova Zelândia, Grécia, dentre outros.

Viva Bangladesh, Insha´Allah que os próximos anos sejam de contínuo crescimento e de prosperidade. 🇧🇩

Você conhece o Cricket?

O esporte mais popular em Bangladesh é o Cricket ou Críquete em Português.

Este jogo pouco conhecido pelos brasileiros foi criado pelos Ingleses e levado até o país durante o seu período Colonial.

O Cricket desde então é considerado o esporte preferido dos Bengalis e diga-se de passagem são muito bons nisso...

O Time Nacional ganhou o Campeonato da ICC - Conselho Internacional de Cricket em 1997 e em 1999 se qualificou para a Copa do Mundo de Cricket.

Saiba mais em: https://www.tigercricket.com.bd/

Palácio Ahsan Manzil

Dentre os pontos turísticos de destaque em Bangladesh, encontra-se o Palácio Ahsan Manzil, localizado na Capital Dhaka.

Anteriormente, foi a residência do Nawab de Dhaka Khwaja Abdul Ghani - este título real indica um governante soberano, normalmente de um estado do Sul da Ásia e pode ser em alguns aspectos comparável ao título ocidental de um Príncipe.

Como este Palácio foi designado Patrimônio da Antiga Dhaka, agora serve como uma das filiais do Museu Nacional de Bangladesh, guardando mobiliário, porcelanas, dentre outras peças históricas.

Com sua arquitetura do século 19 é uma das mais imponentes edificações de Bagladesh. 🇧🇩

Saiba mais em: https://ahsanmanzil.org.bd/site/

Bangladesh em Luto pelo Rei Pelé

No final de Dezembro de 2022, a Excelentíssima Primeira Ministra de Bangladesh Sheikh Hasina, enviou ao recém empossado Presidente Luíz Inácio Lula da Silva, a Carta de Condolências que expressa o triste sentimento do Povo Bengali por ocasião do falecimento do Rei do Futebol, Pelé.

Bangladesh adora o futebol brasileiro tendo Pelé como um exemplo de força e determinação a ser seguido. Mesmo distante, o povo de Bangladesh sofre junto com o Brasil esta perda irreparável. 🇧🇩

Copa do Mundo no Qatar 2022

Na Copa do Mundo de Futebol do Qatar, mais uma vez a Seleção Brasileira de Futebol poderá contar além da sua torcida nacional, com uma outra fervorosa torcida localizada a quase 16.000Km.

Isso mesmo, do outro lado do mundo, a cada jogo da Copa, o Brasil pode contar com os torcedores de Bangladesh que desenvolveram um amor incondicional pela Seleção Brasileira de Futebol há muitas décadas.

A história do Pelé era contada nas cartilhas escolares de Bangladesh e tal fato despertou o interesse do povo Bengali em conhecer mais sobre o país Sul-americano.

É comum em dias de jogos da Seleção, ver a Capital Daca repleta de torcedores vestindo as cores verde e amarelo bem como carregando mastros com a bandeira brasileira.

Vamos torcer juntos pelo melhor desempenho possível nesse mundial. Viva o Brasil, Viva Bangladesh. 🇧🇩

Presidente da Caixa vai a Bangladesh e traz o Microcrédito ao Brasil

O Presidente da Caixa Econômica Federal, o Sr. Pedro Guimarães, foi a Bangladesh buscar know-how para o lançamento do Programa Nacional de Microcrédito.

Bangladesh desenvolveu esta iniciativa nos anos 70 e portanto, possui a expertise que atraiu a Caixa Econômica àquele país.

A Caixa inicia no final do Mês de Março o Programa Nacional de Microcrédito e promete emprestar até R$ 1 mil para pessoas físicas e R$ 3 mil para MEIs a juros abaixo de 2% ao mês com parcelamento de 24 meses. 🇧🇩

Diplomação do Cônsul Honorário de Bangladesh no Paraná

No dia 23 de Fevereiro de 2022 a Embaixada de Bangladesh em Brasília, promoveu o evento de entrega da Carta de Comissionamento de Cônsul Honorário no Paraná ao Sr. Marcelo Grendel Guimarães. A Carta foi assinada pelo Honorável Ministro das Relações Exteriores, o Sr. A. K. Abdul Momen e entregue pela Excelentíssima Embaixadora a Sra. Sadia Faizunnesa. 🇧🇩

Ponte sobre o Rio Padma

A Ponte sobre o Rio Padma é uma obra de proporções gigantescas. Trata-se de uma ponte rodoferroviária polivalente que encontra-se em fase final de construção em Bangladesh. Quando concluída, será a maior ponte de Bangladesh e a primeira travessia fixa do rio para tráfego rodoviário. Ele conectará Louhajong, Munshiganj a Shariatpur e Madaripur, ligando o sudoeste do país às regiões norte e leste. São 12Km de Ponte.

BD Bridge Authority. 🇧🇩